saúde

Taxas de gravidez na adolescência vêm diminuindo em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Folhapress

De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, foi celebrada a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em todo o Brasil. A data foi incluída somente neste ano no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com o propósito de realizar ações para educar os jovens sobre a saúde sexual e reprodutiva, além de promover um debate sobre a importância dos métodos contraceptivos.  

Proliferação de escorpiões preocupam moradores do Residencial Zilda Arns

Conforme o Ministério da Saúde, nas últimas duas décadas, a gravidez na adolescência se tornou um importante tema de discussão e alvo de políticas públicas em praticamente todo o mundo. Em Santa Maria, o assunto é tratado dentro das unidades de saúde e das escolas, por meio de ações desenvolvidas, principalmente, no período escolar pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

Casa de Saúde de Santa Maria lança 'Projeto Grupo Cegonha'

- Tínhamos 49 escolas pactuadas até 2018. Agora, estamos com 75 para 2019. Dentro das ações programadas ao longo do ano, há ações de direitos sexuais e reprodutivos, trabalhos de prevenção de doenças, e tudo isso é abordado em palestras, rodas de conversa e projetos de extensão. A gente sabe que os adolescentes têm dificuldade em ir até a unidade para tirar dúvidas, então, a escola é onde conseguimos captar esse público e estabelecer esse vínculo, para ter uma abertura com o profissional de saúde - explica Luana Fietz Raznievski, coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Educação.

Após conserto, Raio X da UPA estraga de novo

Em 2018, Santa Maria teve 427 casos de adolescentes, entre 10 e 19 anos, que engravidaram, o que corresponde a 11,81% do total de nascimentos registrados no ano. A taxa está abaixo do indicador nacional, que é de 14%, e tem diminuído desde 2015. Para Fernanda Fettermann, coordenadora da Política da Saúde da Mulher e da Criança no município, os números são reflexo das ações desenvolvidas pelo PSE, criado em 2014.

- As taxas acompanham essas iniciativas, conforme vai tendo a adesão das escolas, a ampliação das unidades de saúde. A tendência é que esse número diminua ainda mais. Quando ocorre, a gente faz toda uma rede de apoio para que essa menina tenha condições de cuidar da criança e que não engravide depois - comenta.

BOM EXEMPLO 

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta, Bairro Juscelino Kubitschek, duas agentes de saúde criaram, há dois anos, um grupo de adolescentes a pedido dos próprios familiares. Os encontros ocorrem semanalmente na casa de uma das agentes, no Bairro Nova Santa Marta. Já são 28 integrantes, entre 9 e 18 anos, que aproveitam o momento para tirar dúvidas. 

- Eu estava numa visita domiciliar numa casa que tinha dois adolescentes, e, na conversa sobre a importância dos cuidados nesta fase, a mãe deles sugeriu montar o grupo, para trabalhar essas informações diretamente com eles. E deu muito certo - diz Maria Francisca Silva Paust, uma das coordenadoras do grupo.

TAXA DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM SANTA MARIA 

* Percentual de nascidos vivos cujas mães tinham entre 10 e 19 anos

  • 2015 - 14,38% (527 mães adolescentes) 
  • 2016 - 14,21% (500 mães adolescentes)
  • 2017 - 12,95% (454 mães adolescentes)
  • 2018 - 11,81% (427 mães adolescentes)

Fonte: Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc) 

  • Em 2018, 8 gestantes tinham entre 10 a 14 anos (0,2%) e 419 tinham entre 15 e 19 anos (11,6%), segundo dados da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aapecan fará ação para lembrar o Dia Mundial Contra o Câncer Anterior

Aapecan fará ação para lembrar o Dia Mundial Contra o Câncer

Proliferação de escorpiões preocupa moradores do Residencial Zilda Arns Próximo

Proliferação de escorpiões preocupa moradores do Residencial Zilda Arns

Saúde
00:00
00:24
Cookies.

Ao usar este site você aceita que usamos cookies. política de privacidade.

Aceito